A validade da calibração é um aspecto importante a ser considerado na gestão de instrumentos de medição, de acordo com os critérios estabelecidos pela ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017. É importante destacar que a definição da periodicidade da calibração não é responsabilidade do laboratório de calibração, e essa informação geralmente não consta no certificado de calibração.
Para que conste uma data de validade no certificado de calibração, o contratante deve solicitar formalmente ao laboratório e indicar qual a validade desejada. É recomendável que a gestão ativa das calibrações seja mantida, e uma forma de facilitar isso é solicitar aos laboratórios que constem a validade da calibração nos certificados e etiquetas dos instrumentos, desde que previamente acordado.
A definição da periodicidade ideal de calibração depende do processo em que o instrumento está envolvido, levando em consideração a criticidade do instrumento, o histórico de calibrações anteriores, sua estabilidade de medição no tempo, o impacto do processo de calibração na produção e a facilidade de gestão. Embora a periodicidade anual seja comum, é possível que seja realizada bianual ou semestral, unificando os prazos para facilitar a gestão. É importante considerar também eventuais exigências legais, como normas regulamentadoras ou questões relacionadas à segurança do trabalho.
Além das calibrações periódicas, é importante ressaltar que podem ser necessárias calibrações extraordinárias em casos de interferências de manutenção ou outras interferências nos instrumentos. Além disso, os instrumentos adquiridos devem ser previamente calibrados antes de sua operação. É fundamental estar atento a todas essas considerações na gestão de calibração de instrumentos de medição.
.
Fale conosco ⤵
📱(49) 99176-8120